O SAR é uma pequena parte do nosso cérebro que é responsável pela filtragem da informação que processamos. É um conceito das neurociências e mais informação pode ser encontrada na Internet.
Em termos de comunicação e na perspectiva dos negócios, o sistema de activação reticular pode fazer maravilhas e ajudar bastante a nos focarmos no que é importante. Como funciona? A informação que existe à nossa volta não pode ser toda absorvida pelo cérebro. Só uma parte é recolhida e nem toda ela é indexada. O SAR é como que um misto de porteiro e assistente pessoal. Só deixa entrar a informação que nós indicarmos comoimportante e aquela que é cliente habitual.
Exemplos: Quando queremos comprar um carro novo da marca X, modelo Y, dizemos ao SAR para estar atento e, de repente, começamos a ver imensos carros iguais. Quem tem filhos lembra-se seguramente que, de repente, passou a ver bebés por todo o lado. Isto não significa que há mais carros ou bebés. O nosso cérebro é que ficou mais atento a eles.
Sabendo isto, como usar o SAR em nosso proveito?
1 – Dizer-lhe o que é importante
Fazer uma lista de palavras/conceitos/objectivos e memorizá-la. Assim, sempre que eles apareçam o cérebro irá captar a informação.
2 – Criar hábitos de acordo com os nossos objectivos
É a “lei da atracção”, para quem leu “O Segredo”. O positivo atrai o positivo e, se andar a “dizer” que tudo vai correr mal, já sabe o que o espera…
Não podemos tratar de tudo, saber de tudo, fazer tudo. Temos de fazer escolhas, tomar opções e focalizarmo-nos no que realmente pode contribuir para o nosso sucesso. O SAR pode ser uma ajuda ou um obstáculo. Você decide!
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