quarta-feira, 8 de junho de 2016

IDEB

IDEB

Qual a nota da sua escola?

Saiba como o Ideb pode ajudar você a acompanhar a qualidade do ensino da escola de seu filho e de seu município

06/07/2010 12:56
Texto Cynthia Costa
Educar
Foto: Odair Leal
Foto: Sala de aula
Aula da EM Álvaro Vieira da Rocha, em Rio Branco (AC), um dos melhores Idebs do país
Você sabia que cada escola pública brasileira possui uma nota? Sim, toda escola municipal e estadual de Ensino Fundamental, com exceção daquelas que ficam em áreas rurais, possui uma nota de 0 a 10 com o objetivo de medir a qualidade do seu ensino. Essa nota está apontada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - o Ideb, ferramenta criada pelo Ministério da Educação para avaliar as escolas brasileiras. O Ideb já teve três edições (2005, 2007 e 2009). O resultado sempre é divulgado no ano seguinte. Em 2007, 50 mil escolas e 5 milhões de alunos de 4ª e 8ª séries (ou 5º e 9º anos) foram avaliados.

O Ideb é uma ferramenta útil para a sociedade, em particular para os pais de crianças que frequentam a escola pública. Por meio dele, é possível comparar a avaliação da escola do seu filho com a das escolas da região e de outras cidades. Segundo Reynaldo Fernandes, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o mecanismo de divulgação dos resultados do Ideb agregou à avaliação do ensino o componente da mobilização social e possibilitou o envolvimento de toda a sociedade no acompanhamento da qualidade da Educação. "A ampla divulgação dos resultados, inclusive de cada escola, permite trazer as avaliações para mais perto da realidade dos pais - 'posso não me sensibilizar pelo baixo rendimento do sistema de ensino no estado ou município onde moro, mas o nível crítico da escola onde meus filhos estudam certamente me trará preocupação', acredita Fernandes.

Consultar o Ideb é bem mais fácil do que pode parecer. Veja a seguir como fazer isso e, assim, manter-se ainda mais informado a respeito da Educação no Brasil.

Fonte:
http://educarparacrescer.abril.com.br/indicadores/notas-ideb-422895.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário