9 características de um pedagogo
Olá, leitores!
Vamos falar um pouco sobre a pedagogia, uma área que é considerada um dos pilares da educação, mas que infelizmente vem perdendo interesse por parte dos jovens que estão para escolher uma faculdade.
Mas como saber se você é uma pessoa com um certo perfil para a área? Aliás você sabe o que se estuda em um curso de pedagogia?
O que se estuda em pedagogia?
Muitos não sabem o que um estudante de pedagogia aprende, ou até mesmo o que ele faz depois de formado.
A ideia básica do curso é habilitar o estudante a educar no nível pré-escolar, no nível fundamental, e também deixa o profissional apto para exercer a função de diretor escolar, supervisor e orientador educacional.
Para capacitar o profissional para tais tarefas e práticas, o conteúdo do curso consiste em matérias como teoria pedagógica, psicologia na área educacional e de desenvolvimento infantil, sociologia, práticas educacionais e métodos de ensino para portadores de necessidades especiais.
O aluno que está no curso também aprende sobre metodologias de ensino das disciplinas básicas como português, matemática, geografia e história, aprende sobre o funcionamento do sistema educacional brasileiro e legislação educacional.
9 indícios de que você pode gostar do curso
Como identificar se uma pessoa pode ou não ter aptidão para o curso de pedagogia? Vamos fazer uma lista para você ver se pode ou não se encaixar no perfil de um pedagogo:
1. Gostar de lidar com pessoas
Não é segredo que a profissão de professor precisa ter uma grande facilidade e gosto em lidar com pessoas, ou até mesmo grande grupo de pessoas. É preciso ter facilidade pois é necessário lidar com alunos de diferentes idades, experiências e ambientes.
Gostar de lidar com pessoas pode ser um indicio de que pedagogia pode ser para você.
2. Ser comunicativo
Educadores precisam ser comunicativos, e gostar de se comunicar, precisam organizar ideias e pontuá-las claramente. Pessoas comunicativas tem um perfil pedagogo pois irão se comunicar com muitos alunos durante o dia e, provavelmente, irão gostar muito dessa atividade.
3. Gostar de ter conhecimentos gerais
Durante o curso de pedagogia você aprende inúmeras disciplinas curriculares. Já que ensinará matérias variadas para os alunos é importante gostar de ter conhecimento variado.
4. Ter vontade de mudar a sociedade
Muitas pessoas querem mudar a sociedade ou o mundo, esse pode ser um dos indícios de fazer pedagogia. Afinal como é a melhor forma de melhorar o mundo se não melhorando as novas gerações pela educação?
5. Gostar de aprender
Muito mais do que simplesmente ensinar, um professor aprende. Cada novo dia de aula é um novo aprendizado. Sendo assim, quem gosta de aprender terá uma vida de aprendizado infinito.
6. Ser criativo
Lecionar exige muita criatividade na hora de transferir e adaptar o conteúdo. Pessoas criativas se dão bem na pedagogia e podem gostar muito do curso.
7. Conseguir superar preconceitos e barreiras
Um professor precisa superar todos os tipos de preconceito em classe, tendo que lidar com situações adversas e diferentes do que está habituado. Uma pessoa sem preconceitos ou afim de quebrá-los pode gostar e muito da área pedagógica.
8. Ser estrategista
Um profissional do ensino se destacada por aprimorar os seus métodos e ensino, como um empreendedor tentando um melhor mercado.
9. Gostar de ensinar
Talvez o mais óbvio dos motivos e o mais importante. Muita gente se sente bem ao passar conhecimento e informação para outras pessoas, é um dom, e pessoas com esse tipo de sentimento se sentirão ótimos seguindo a carreira pedagógica.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário