Projeto busca reduzir índice de crianças não alfabetizadas em Cachoeiro
O ‘Potencializando Saberes’ vai envolver e atender as crianças de dez escolas do município, que estão localizadas em áreas de vulnerabilidade social
Folha Vitória
Redação Folha Vitória
Uma iniciativa implantada pela prefeitura de Cachoeiro neste mês, vai contribuir para a formação de estudantes leitores, críticos e participativos e, ainda, reduzir o índice de crianças não alfabetizadas na rede pública de ensino do município, garantindo a elas o direito de aprender.
O projeto ‘Potencializando Saberes’ vai atender dez escolas municipais que estão localizadas em áreas de vulnerabilidade social: Florisbelo Neves, Galdino Theodoro da Silva, Julieta Deps Tallon, Luiz Marques Pinto, Luiz Semprini, Maria das Dores Pinheiro do Amaral, Padre Gino Zatelli, Athayr Cagnin, Deusdedith Baptista e São Francisco de Assis.
Coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação, com o apoio de gestores e pedagogos das escolas participantes, as atividades estão em fase final de planejamento, e a previsão é que comecem na próxima semana.
Serão ofertadas no contraturno, de manhã e à tarde, duas vezes por semana, entre terça e sexta-feira, aos estudantes do 4º ao 9º ano do ensino fundamental que apresentam fragilidade na aprendizagem no que diz respeito ao ensino da língua, e alunos não alfabetizados, acima de oito anos de idade, matriculados regularmente na rede municipal de ensino.
“Estamos apostando no sucesso deste projeto, tendo em vista que sua principal finalidade é melhorar, especificamente, a qualidade de aprendizagem na leitura e na escrita de nosso público-alvo”, avalia a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.
Melhoria do Ideb
O ‘Potencializando Saberes’ é baseado no Plano Municipal de Educação, mais especificamente na meta 5, que busca a alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do ensino fundamental.
Além dela, também é priorizada a meta 7, cujo objetivo é fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem de modo a atingir as médias projetadas em conformidade com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), uma vez que algumas das unidades de ensino foram selecionadas para integrar a iniciativa por estarem abaixo desse indicador.
Fonte:
http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2017/03/projeto-busca-reduzir-indice-de-criancas-nao-alfabetizadas-em-cachoeiro.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário