A importância das teorias na prática
pedagógica
Artigo por Gilmara Boas
Prática pedagógicas dento de sala de aula
O saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação.
Mediante esta afirmação fica claro que, a teoria tem importância fundamental, pois ao nos apropriarmos
de fundamentação teórica nos beneficiamos de variados pontos de vista para uma tomada de decisão
dentro de uma ação contextualizada, adquirindo perspectivas de julgamento para compreender os
diversos contextos do cotidiano. A interação entre saberes gera o desenvolvimento de uma prática
pedagógica autônoma e emancipatória.
É importante lembrar que um bom professor não se constitui apenas de teoria, embora ela tenha sua
importância. Um professor vai se formando na relação teoria e prática, pois é a partir da ação e da
reflexão que o professor se constrói enquanto indivíduo em pleno estado de mudança.
Entender as diferentes concepções de aprendizagem não significa apenas ler o que diferentes teóricos
e pensadores falaram ou escreveram sobre o ensino e a aprendizagem, significa também buscar melhor
compreender a prática educativa vigente de forma que ao refletir sobre a mesma possamos discutir e agir
para transformá-la. A aproximação entre teoria e prática nos mostra novos horizontes que nos possibilitam
buscar novas práticas de ensino que facilitem a aprendizagem dos educandos.
O educador somente poderá ensinar quando aprender e, para isso, é preciso ter conhecimento, que é
adquirido com diálogo, troca de experiências e pesquisa científica. Para tanto, é necessário ter humildade
para admitir que não se sabe tudo e avaliar atitudes positivas e negativas.
Ao analisarmos as práticas pedagógicas, cabe-nos inquietarmos com a separação que existe entre a teoria
e a prática, cria-se então um círculo vicioso onde constatamos que a formação docente é construída antes
e durante o caminho profissional do docente, e que se faz também no social onde a formação docente
depende tanto das teorias, quanto das práticas desenvolvidas na vida escolar.
O desafio fundamental para o profissional da educação é distinguir e compreender as teorias subentendidas
na sua própria prática e originar condições para que diante das teorias modifique seus pontos de vista,
atitudes, posturas e atuação no exercício educacional.
Compreender que o processo de ensino e aprendizagem, apesar da formação oferecida em sala de aula ser
fundamental, só ela não é suficiente para preparar os alunos para o pleno exercício de sua profissão.
Faz-se necessário a inserção na realidade do cotidiano escolar com a prática pedagógica.
Quando o docente se apropria do conhecimento e se beneficia das contribuições teóricas referentes às
compreensões de aprendizagem, escolhe as melhores formas de trabalhar, vence as dificuldades e vê
com clareza as novas possibilidades de uma atuação com qualidade. Assim sendo, as probabilidades
de reflexão e crítica sobre as práticas pedagógicas surgem com maior coerência.
O passeio pelos fundamentos da educação através de disciplinas é fundamental para articular a teoria
com a prática pedagógica. A reflexão sobre práticas educativas e as relações entre sujeitos dessa práxis
no seu processo de construção de conhecimento, evidencia o despertar do desejo de promover transformações
necessárias para que essa atuação venha a contribuir positivamente na vida e na formação de novos sujeitos.
A fase do estágio nos permite aos poucos perceber como se da à prática da instituição, pois coincide com
a realidade do cotidiano dos alunos e isso, deverá sempre acontecer de maneira bem fundamentada e para
isso é preciso considerar cada realidade onde ocorrerá a prática pedagógica, com suas características
emocionais, culturais, socioeconômicas e tudo que o ambiente proporciona.
O desenvolvimento e a transformação do mundo somente serão possíveis quando os educadores tiverem
consciência de seu papel na sociedade e da importância de valorizar o aluno como um todo.
Mediante esta afirmação fica claro que, a teoria tem importância fundamental, pois ao nos apropriarmos
de fundamentação teórica nos beneficiamos de variados pontos de vista para uma tomada de decisão
dentro de uma ação contextualizada, adquirindo perspectivas de julgamento para compreender os
diversos contextos do cotidiano. A interação entre saberes gera o desenvolvimento de uma prática
pedagógica autônoma e emancipatória.
É importante lembrar que um bom professor não se constitui apenas de teoria, embora ela tenha sua
importância. Um professor vai se formando na relação teoria e prática, pois é a partir da ação e da
reflexão que o professor se constrói enquanto indivíduo em pleno estado de mudança.
Entender as diferentes concepções de aprendizagem não significa apenas ler o que diferentes teóricos
e pensadores falaram ou escreveram sobre o ensino e a aprendizagem, significa também buscar melhor
compreender a prática educativa vigente de forma que ao refletir sobre a mesma possamos discutir e agir
para transformá-la. A aproximação entre teoria e prática nos mostra novos horizontes que nos possibilitam
buscar novas práticas de ensino que facilitem a aprendizagem dos educandos.
O educador somente poderá ensinar quando aprender e, para isso, é preciso ter conhecimento, que é
adquirido com diálogo, troca de experiências e pesquisa científica. Para tanto, é necessário ter humildade
para admitir que não se sabe tudo e avaliar atitudes positivas e negativas.
Ao analisarmos as práticas pedagógicas, cabe-nos inquietarmos com a separação que existe entre a teoria
e a prática, cria-se então um círculo vicioso onde constatamos que a formação docente é construída antes
e durante o caminho profissional do docente, e que se faz também no social onde a formação docente
depende tanto das teorias, quanto das práticas desenvolvidas na vida escolar.
O desafio fundamental para o profissional da educação é distinguir e compreender as teorias subentendidas
na sua própria prática e originar condições para que diante das teorias modifique seus pontos de vista,
atitudes, posturas e atuação no exercício educacional.
Compreender que o processo de ensino e aprendizagem, apesar da formação oferecida em sala de aula ser
fundamental, só ela não é suficiente para preparar os alunos para o pleno exercício de sua profissão.
Faz-se necessário a inserção na realidade do cotidiano escolar com a prática pedagógica.
Quando o docente se apropria do conhecimento e se beneficia das contribuições teóricas referentes às
compreensões de aprendizagem, escolhe as melhores formas de trabalhar, vence as dificuldades e vê
com clareza as novas possibilidades de uma atuação com qualidade. Assim sendo, as probabilidades
de reflexão e crítica sobre as práticas pedagógicas surgem com maior coerência.
O passeio pelos fundamentos da educação através de disciplinas é fundamental para articular a teoria
com a prática pedagógica. A reflexão sobre práticas educativas e as relações entre sujeitos dessa práxis
no seu processo de construção de conhecimento, evidencia o despertar do desejo de promover transformações
necessárias para que essa atuação venha a contribuir positivamente na vida e na formação de novos sujeitos.
A fase do estágio nos permite aos poucos perceber como se da à prática da instituição, pois coincide com
a realidade do cotidiano dos alunos e isso, deverá sempre acontecer de maneira bem fundamentada e para
isso é preciso considerar cada realidade onde ocorrerá a prática pedagógica, com suas características
emocionais, culturais, socioeconômicas e tudo que o ambiente proporciona.
O desenvolvimento e a transformação do mundo somente serão possíveis quando os educadores tiverem
consciência de seu papel na sociedade e da importância de valorizar o aluno como um todo.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/48753/a-importancia-
das-teorias-na-pratica-pedagogica
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