sexta-feira, 20 de novembro de 2015

COMO É FORMADA A PERSONALIDADE DA CRIANÇA

Por Lucía Boto Pérez 
Psicóloga - Centro de Psicologia Álava Reyes


Como se forma a personalidade da criança

Que fatores influenciam na formação da personalidade da criança

Atualmente, a personalidade é definida como o conjunto de características psíquicas do indivíduo que definem o seu padrão cognitivo, emocional, comportamental,atitudes e hábitos. Além disso, mostram certa estabilidade e persistência ao longo do tempo. 
A formação da personalidade do indivíduo não é um acontecimento pontual ou que dependa de um único fator, mas se trata de um processo ininterrupto e responde a um processo de evolução ao longo do ciclo vital do indivíduo. No entanto, as primeiras etapas são cruciais para a sua estrutura e posterior desenvolvimento. 

Fatores que influenciam na formação da personalidade da criançacomo-se-forma-a-personalidade-de-uma-criança A 

São muitos os fatores que influenciam no desenvolvimento da personalidade da criança, mas em especial temos que levar em conta:
Herança: é a parte mais estável e imodificável do indivíduo. A gente se refere aos aspectos genéticos da personalidade do indivíduo. 
- Ambiente: nesta área encontramos todos os aspectos emocionais e sensitivos da pessoa, a forma de interpretar as experiências que vivem e o contexto educativo, cultural e social que o rodeia. Dentro do âmbito do ambiente, podemos destacar: 
1. Valores e crenças: os valores são transmitidos pelos pais de geração em geração e moldam as regras e normas que formarão o seu comportamento. São essenciais na formação da personalidade da criança. 
2. Experiências afetivas: Cada indivíduo, inclusive dentro da mesma família vive acontecimentos de forma diferente. Isso depende da interpretação que cada um faz de si mesmo. Por isso, os irmãos, ainda vivendo as mesmas situações, eles as interpretam de forma diferente. Determinadas experiências podem afetar mais uma criança do que outra.

3. Vínculo afetivo: Interações que estabelecem os pais com os filhos nas primeiras etapas do seu desenvolvimento, quando este ainda é um ser dependente e precisa de segurança emocional para o posterior desenvolvimento das suas emoções. O vínculo afetivo que é gerado nos primeiros meses de vida do bebê também influencia na personalidade da criança.
4. Socialização: Habilidades que se desenvolvem nas primeiras fases da nossa existência para nos relacionarmos com os outros em diferentes contextos. 
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário