sexta-feira, 12 de maio de 2017

disgrafia

COMO AUXILIAR AS CRIANÇAS COM DISGRAFIA

As crianças com dificuldades na escrita sentem dores nas mãos e nos braços, quando escrevem e necessitam fazer exercícios de motricidade fina diariamente para treinar os movimentos necessários para a escrita com a letra cursiva, como por exemplo:
  • Flexionar os punhos lentamente;
  • Abrir e fechar as mãos, esticando os dedos;
  • Mãos abertas sobre a mesa. Abrir e fechar 5x
  • Mão esquerda. Abrir e fechar 5x
  • Mão direita. Abrir e fechar 5x
  • Cotovelos apoiados na mesa. Abrir os dedos em leque e juntá-los. Mão E 5X e Mão D 5X;
  • Braços flexionados apoiados à mesa. Uma mão na frente da outra, cada toca o dedo correspondente;
  • Entrelaçar os dedos fortemente e separá-los 5X
  • Movimentos de marionetes, rotação ao redor do pulso lento, rápido, mão dominante, mão secundária.
Exercícios grafomotores no quadro de giz: sobe, desce, riscar e apagar.
Recorte, pinturas e colagens, fazer bolinhas de papel e preencher desenhos.
Abotoar e desabotoar, atar e desatar, enrolar e desenrolar.

É importante lembrar que todos os movimentos apresentados no caderno devem ser feitos anteriormente pela criança em ambiente espaçoso. Pés funcionando como ponta dos dedos. A criança caminhando e pulando com um pé só sobre letras e números riscados no chão.
O caderno pautado deve sempre ser precedido pelo caderno de desenho e pelos exercícios corporais que tem a finalidade de preparar a criança para a escrita cursiva.

É necessário que o professor trabalhe o traçado correto das letras maiúsculas e minúsculas no quadro ou em folhas sem pauta com giz de cera. Só em um segundo momento utilizar o caderno de caligrafia, onde deverão ser repetidos os movimentos das letras com apoio da pauta, tendo em vista, que a fixação dos movimentos acontecem através do olho e da mão na cópia.

Pode-se trabalhar as letras com movimentos similares em 3 grupos
a-o-d-g-q
m-n-z-x-v
e-i-u-s-r-l-t-p-f-j-h

Fonte:
http://sosaprendizagem.blogspot.com.br/2009/03/como-auxiliar-as-criancas-com-disgrafia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário